Soajo, no sopé da nossa Serra
Soajo é uma vila que fica situada no sopé da serra de Soajo. Toda a gente sabe que se trata de uma localidade de séculos e que, à sua volta, quer nos vales quer nas montanhas há milhares de anos que viveram pessoas. Há, por vários locais, raízes da existência humana marcadas nas rochas e nos chãos, especialmente, na zona do Mezio e em volta do monte Gião. Sempre que passo por ali, os nossos antepassados me segredam, aos ouvidos que a nossa serra sempre foi uma serra maravilhosa.
A parte superior do Pelourinho de Soajo
O mapa de Soajo e seus arredores está esculpido nesta pedra onde se vêm os lugares que fazem parte desta freguesia. O lugar de Adrão é o meu verso e sou filho de Adrão (mãe) e de Paradela (pai). O Senhor da Esfera e Nossa Senhora da Peneda quiseram que eu nascesse em Adrão para ficar mais perto da Pedrada, o monte mais alto da nossa serra de Soajo.
Mapa esculpido na pedra, da Zona de Soajo
Soajo teve, através dos séculos, um Juiz. O mais famoso que não é esquecido pelo povo de Soajo foi o Ti Sarramalho, natural de Tibo, freguesia da Gavieira. Para caminhar entre Soajo e Tibo e vice-versa, tinha de passar por Adrão. A sua sentença famosa ficou como lenda e terá sido dita em 1853, 93 anos antes de eu nascer.
O Pelourinho e o Largo do Eiró