Alto da Derrilheira - o Miradouro
Este é o Alto da Derrilheira visto da Fonte da Naia. É preciso trepar muito para lá chegar
O Alto da Derrilheira é o monte mais alto que se vê de Adrão. Quando está nevado é, para mim, uma espécie do monte Fuji, no Japão.
A cruz que o Prof. Jorge Lage lá mandara colocar. Creio que para nós os quatro foi o primeiro e último dia que a vimos
As minhas caminhadas na serra de Soajo, levam-me sempre lá, àquele miradouro especial. De lá observamos o nosso berço de cima para baixo. Quando pelos anos fora eu subia à Pedrada, subia da Fonte do Muranho à Derrilheira ou, então, descia da Pedrada e ia ao Alto da Derrilheira para voltar a observar tudo. Depois inclinava-me para o Muranho ou descia o Alto da Derrilheira rumo à fonte da Naia, ou seguia pelo Alto do Lombo, rumo à Barreira. Normalmente subia e descia quase sempre pela Férrea.
Tenho um vídeo que fiz em 2017 e vou coloca-lo, para mostrar aos que não conhecem, como no Alto da Derrilheira estamos pertinho do céu. Os que conhecem já sabem como é.
Deste local vemos tudo em redor da Derrilheira. Do lado de cá, atrás das nossas costas fica o alto da Pedrada que quase não vemos, por estar tapado pela Serrinha e entre a Serrinha e a Pedrada fica a Corga da Vagem até às Forcadas
Haverá também aqueles que há muitos anos lá não vão e aqueles que jamais irão. Não sei se será o meu caso! Dizem que o destino marca a hora mas, também pode ser que o destino já tenha a hora marcada.