Pedrinho, um monte na serra de Soajo
Li pelo Facebook, escrito por alguém, não me recordo, porque foi em corrida e enviesado que o tal Dr. X (Castro Caldas? Há tantos que é só confusão!), o tal homem que terá sido responsável pela confusão, serra de Soajo, serra da Peneda, creio também, devido ao marco geodésico naquele monte chamado Pedrinho, nos confins da Seida, do lado esquerdo das nascentes do rio Vez, se terá gabarolado de ter andado à caça com o ti Cachês de Adrão que, por acaso, era de Paradela e casou em Adrão, onde fixou residência.
O Pedrinho é essa última montanha a contar da esquerda, no centro da foto, com 1374 m. O tal Castro Caldas chamou-lhe Peneda e eu já vi escrito, "monte Peneda, serra de Soajo"
Talvez quisesse dizer com isso que seria conhecedor da serra de Soajo. Tenho muitas dúvidas que conhecesse. Se o Ti Cachês se tivesse apercebido da “caca” que ele fez, o teria enxovalhado. Normalmente o Ti Cachês não falhava tiros e via melhor só com um olho de que ele veria com os dois. Ele terá olhado em frente do Pedrinho e viu os granitos deslavados da Peneda. Para não ter trabalho a investigar, semeou ali mesmo, mais uns quilómetros para a Peneda. Se tivesse olhado um pouco mais para a direita, para o Alto da Pedrada, veria logo que a bota não teria nada a ver com a perdigota. Terá sido aí que entrou a bota mas a espanhola a tal parecida com esta do meu amigo João Fidalgo, em Soajo. Pode ter apanhado calor e estragou tudo ou frio porque o frio fora de tempo, também estraga..
Uma bota espanhola para vinho. Se houve bota seria semelhante a esta que o meu amigo João Fidalgo tem na casa do Souto
Mas não terá sido só ele! É difícil sair da cadeira de qualquer escritório e ir fazer caminhadas, forçadas ou não, nas montanhas. Provavelmente, terá sido um trabalho de má vontade tanto dele como da comitiva. Se partiu de Soajo ter-se-ão visto desgraçados, se foi por Sistelo, não se terá visto melhor, na subida. Também poderá ter encontrado alguém que nunca terá chegado à Pedrada ou nunca terá passado para sul do cruzeiro da Portela, o miradouro entre Adrão e a Peneda e lhe dissesse que aquele monte era serra da Peneda. Se calhar, deveria ter perguntado aos carvoeiros de Riba de Mouro que então exploravam as raízes velhas das urzes para fazer carvão e creio que seria bem informado.
O Pedrinho está do lado oposto ao Outeiro Alvo - 1314 m que fica na montanha entre a Peneda e a Gavieira, no cimo desse sistema rochoso, à direia da foto. O ponto mais alto da serra da Peneda, creio ser, se a memória não me falha, o pico Giestoso lá para os lados do planalto de Castro Laboreiro. Creio não estar enganado
Claro que agora, enquanto a figura não for desfeita, geólogos, geógrafos, cartógrafos, turistas, arquitectos!, ... e tantos outros, julgarão, na sua boa fé, ou não, que tudo está bem e estão-se nas tintas que o garrano da serra de Soajo se chame “Strada” como o cavalo do Dartagnan, ou Bucéfalo como o cavalo do meu amigo Alexandre Magno.
E agora? Vamos fazer o quê? Procuram-se ideias! Alguém tem? Eu digo que Adrão é uma Aldeia nas Montanhas. Nas montanhas da serra de Soajo e não nas montanhas da serra da Peneda. Na chamada serra da Peneda haviam e haverão ainda, as áreas de Soajo, de Adrão e de outros, que os nossos gados iam ocupar a partir de meados de Agosto, fins de Setembro-Outubro, todos os anos. Utilizando os termos à lagardére, a chamada serra da Peneda poderia ser considerada uma subsidiária da serra de Soajo. Não me perguntem como, nem porquê, mas era assim e, se não é hoje, é porque partimos para outros mundos e deixou de haver transumância.